Coronavírus (COVID-19)

O que é COVID-19?

É um vírus recentemente identificado da família coronavírus, causador de doenças respiratórias. O novo coronavírus faz parte de uma grande família viral que ataca seres humanos e animais. Os primeiros tipos foram detectados na década de 1960, e os primeiros casos do COVID-19 foram registrados recentemente na China. As infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, porém, alguns coronavírus podem causar doenças graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), identificada em 2002.

Como ele é transmitido?

A transmissão do novo coronavírus pode ocorrer de pessoa para pessoa, de forma continuada. O contágio costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como saliva, espirro, tosse, catarro. Também pode ocorrer por contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão ou contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguidos de contato com a boca, nariz ou olhos. Pode ficar incubado por duas semanas, período em que aparecem os primeiros sintomas desde a infecção.

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico do novo coronavírus é feito a partir da indicação de caso suspeito nos serviços de saúde, quando é coletada uma amostra de materiais respiratórios.

Quais são os sintomas?

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são semelhantes aos da gripe ou resfriado, com coriza, tosse, dor de garganta e febre. Em casos mais graves, podem ser iguais à pneumonia, com infecção do trato respiratório inferior, com tosse intensa e falta de ar.

 

Como é o tratamento?

Basicamente, o tratamento é repouso e consumo de bastante água. Também é indicado o uso de medicamento para dor e febre, como antitérmicos e analgésicos. É aconselhável o uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse. Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental permanecer em isolamento domiciliar pelo período de 14 dias. Este isolamento deve ser estendido a todos os moradores do mesmo domicílio. Caso apresente desconforto respiratório (Falta de ar), o serviço de saúde deve ser procurado imediatamente. Em caso de dúvidas você pode entrar em contato com o Disque Saúde do Ministério da Saúde pelo telefone 136.

Como é definido um caso suspeito?

Situação 1 - Pessoa que nos últimos 14 dias  tenha retornado  de viagem internacional de qualquer  pais e  apresente FEBRE e pelo menos um dos seguintes sintomas: Tosse, falta de ar, congestão nasal, coriza, dificuldade para deglutir

Situação 2 - Pessoa que tenha mantido contato próximo com caso suspeito ou confirmado para Covid-19 e que apresente FEBRE e pelo menos um dos seguintes sintomas: Tosse, falta de ar, congestão nasal, coriza, dificuldade para deglutir 

Como prevenir?

• evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
• realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
• utilizar lenço descartável para higiene nasal;
• cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
• evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
• higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
• não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• manter os ambientes bem ventilados;
• evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
• profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão de contato e de gotículas com o uso de máscara

Qual a diferença entre uma gripe e o coronavírus?

No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local e ficar em casa.

Quer tornar-se um Escoteiro Online e ter acesso a conteúdos gratuitos?

Preencha os seus dados e entraremos em contato!

  • Flickr - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Escoteiros do Brasil

atendimento@escoteiros.org.br

Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde

CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil

Tel.:(41) 3353-4732 . Fax: (41) 3090-7928

Seja Escoteiro