Dúvidas

Devemos realizar reuniões, acampamentos ou atividades escoteiras pessoalmente?

Não, neste momento, todos devemos fazer sua parte e ficar em casa. As atividades dos Grupos Escoteiros estão suspensas até 25 de maio e este prazo poderá ser reavaliado a qualquer momento. Atividades regionais e nacionais sofreram alterações, você pode saber mais sobre as decisões a nível nacional no Ofício 58/2020 assinado pela DEN. Essas orientações se aplicam para jovens e adultos. Siga também as restrições descritas pelo Ministério de Saúde ou por outras autoridades locais.

É recomendado que minha patrulha se encontre na casa do monitor? Ou a chefia faça reunião de seção presencial? 

Não, neste momento precisamos evitar a propagação do COVID-19, então se você quiser fazer reuniões com sua patrulha ou chefia que tal usar os meios digitais? Caso você não saiba como funciona essas ferramentas, confira nossas dicas.

Posso manter a avaliação das progressões dos jovens de minha seção, mesmo a distância?   

Sim! Utilizando as ferramentas mAPPa e Paxtu para registrar as progressões, bem como ferramentas de comunicação como WhatsApp e Skype, dentre outras, escotistas e jovens podem manter contato para avaliar as atividades. É importante compreender que várias atividades podem ser substituídas ou flexibilizadas de forma que possam ser executadas com recursos e no espaço em que o jovem esteja neste período de quarentena. Neste momento, precisamos ser criativos e ao longo dos dias iremos publicar conteúdos e dicas para que todos sigam as suas progressões neste momento de distanciamento social.

Haverá alguma flexibilidade para o prazo das conquistas especiais, visto que não será possível concluir algumas etapas?

Sim, estamos construindo as orientações de como vão funcionar as conquistas especiais após passar o período de distanciamento social. Não se preocupem, estamos cientes que com as atividades suspensas todos terão dificuldades em concluir seus processos, por isso trabalharemos para que nenhum jovem seja prejudicado! 

Até quando as atividades estão suspensas?

​As atividades presenciais no Nível Nacional estão suspensas até 30 de junho, conforme Ofício 53/2020 assinado pelo CAN e DEN.​Todas essas decisões irão seguir as datas apresentadas nos documentos citados, mas podem ser alteradas a depender dos dados apresentados futuramente pelas autoridades competentes. Em ambos os níveis, nacional e regional, continuaremos a avaliar o cenário, e a emitir orientações por meio dos nossas canais oficiais, podendo os prazos referidos sofrerem alterações.

Como ficam as atividades semanais? 

Elas podem continuar acontecendo, mesmo que a distância. Nossa orientação é que os escotistas continuem a oferecer as atividades, de maneira flexível, usando a internet. Muitos jogos, gincanas, atividades de patrulhas, especialidades e muitas outras podem ser feitas desde de casa. Não deixem de aproveitar e envolver as famílias, é uma ótima oportunidade!

O que iremos fazer no período sem atividades presenciais?

​Tenha em mente duas importantes ações para as próximas semanas:

​1. Não entre em pânico.

2. Fique em casa.​

Nós próximos dias iremos disponibilizar materiais e fichas com atividades domiciliares, a fim de assegurar a continuidade das atividades de Progressão destinadas aos jovens. Serão sugestões de atividades que podem ser realizadas em sua casa, com a sua família e que irão divertir, educar e manter o seu espírito escoteiro. Sabemos que ninguém gostaria de ficar trancado em casa e longe dos seus amigos escoteiros. Porém, neste momento é importante tomarmos algumas medidas de prevenção para cuidar da saúde de todos os jovens, voluntários e nossos familiares.​​

​É preciso pensar global e agir local, estamos seguindo orientações do Ministério da Saúde e das autoridades competentes. Lembre que não estamos em período de férias, seja do Grupo Escoteiro ou da escola, é importante ficarmos em casa e cuidar da saúde. A prevenção é o melhor caminho para evitarmos uma situação ainda mais grave.

Quer tornar-se um Escoteiro Online e ter acesso a conteúdos gratuitos?

Preencha os seus dados e entraremos em contato!

  • Flickr - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Escoteiros do Brasil

atendimento@escoteiros.org.br

Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde

CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil

Tel.:(41) 3353-4732 . Fax: (41) 3090-7928

Seja Escoteiro