10 dicas para escoteiros criarem uma rotina em casa

Manter uma rotina em casa é importante para que a vida não pare. Seja no trabalho, nos estudos, no escotismo, nos exercícios ou em qualquer outra área, seguir os hábitos na medida do possível pode ajudar na produtividade e tornar mais leve esse momento tão delicado que enfrentamos. Por isso, separamos algumas dicas para você criar uma rotina em casa.





Faça um planejamento da semana

Um planejamento te ajuda a visualizar de modo geral o que precisa ser feito. Ele é importante para que você não esqueça das suas obrigações ou acumule muitas tarefas em um único dia. Uma dica é utilizar ferramentas para anotar suas tarefas para cada dia, como uma agenda, um planner ou um calendário virtual.


Delimite seus horários

Definir horários para cada tarefa ajuda a manter o foco em cada área em seu devido tempo. Procure manter seus horários semelhantes aos que tinha antes desse período de isolamento social: se frequentava a escola durante a tarde, separe esse momento para continuar sua rotina de estudos em casa, por exemplo.


Anote o que precisa ser feito durante o dia

Tomar nota de tudo que precisa ser feito é essencial para visualizar seu dia de forma mais clara e não esquecer nenhuma tarefa. Volte à lista ao longo do dia e vá riscando os itens conforme forem executados para manter sua rotina organizada. Mas lembre de estabelecer metas diárias que sejam possíveis de cumprir.


Defina suas prioridades

Alguma das suas tarefas possui um prazo mais curto? Um dos seus projetos é mais trabalhoso de realizar? Defina prioridades entre as coisas que você precisa fazer e siga o que definir para que consiga realizar tudo no tempo necessário. Os itens menos importantes podem ser executados por último.


Faça intervalos durante o trabalho ou estudos

Descansar é muito importante, mesmo em meio a um dia cheio de compromissos. Faça as pausas necessárias para comer, dar aquela conferida nas redes sociais, brincar com seu bichinho de estimação, conversar com a sua família… Dessa forma sua rotina fica mais leve!


Separe tempo para as atividades da casa

Estando em casa o dia todo, é importante dividir com clareza os períodos em que você precisa se dedicar para casa afazer. Inclua no seu planejamento semanal e diário um tempo para as atividades da casa, assim você evita parar sua rotina de estudos ou trabalho para fazer alguma tarefa doméstica que surgiu durante o período.


Limite o tempo nas redes sociais

Estar em casa o dia todo pode nos deixar mais confortáveis para ficar conectados por mais tempo, pois não temos regras tão rígidas quanto no ambiente de trabalho ou na escola. Mas cuidado para que seu tempo online não comprometa suas atividades.


Mantenha o ambiente organizado

Um ambiente bem organizado nos permite direcionar o foco para o que realmente importa. Por isso, mantenha seu ambiente de trabalho e estudos em casa sempre bem arrumados e confortáveis para evitar distrações.


Converse com as pessoas da casa

Nesse momento em que estamos todos (ou quase todos) em casa por mais tempo, podem surgir muitas distrações a todo instante. Uma dica é conversar com as pessoas na sua casa para que todos entendam e respeitem sua rotina, assim você pode usar seu tempo para o trabalho e os estudos sem muitas distrações.


Mantenha seus hábitos

Procure manter seus hábitos normalmente mesmo estando em casa o dia todo. Uma rotina saudável inclui separar um tempo para exercícios, ter uma alimentação equilibrada, se dedicar ao lazer e descanso.


Texto: Jéssica Weirich

Foto: André Melo

0 visualização

Quer tornar-se um Escoteiro Online e ter acesso a conteúdos gratuitos?

Preencha os seus dados e entraremos em contato!

  • Flickr - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Escoteiros do Brasil

atendimento@escoteiros.org.br

Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde

CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil

Tel.:(41) 3353-4732 . Fax: (41) 3090-7928

Seja Escoteiro