10 maneiras de promover impacto global dentro de casa

Atualizado: Abr 7



Passar muito tempo em casa, em um primeiro momento, nos faz pensar em descansar mais e ter uma rotina flexível. Por outro lado, limitar movimentos e deixar de realizar atividades habituais tende a fazer com que muitas pessoas se sintam improdutivas e preguiçosas. Acontece que estar em casa não significa que você não pode ser um cidadão ativo, apoiar causas em que acredita ou ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.


Reunimos uma lista de ações que ajudarão você a se engajar como cidadão global, seguir a Lei Escoteira e promover impacto positivo no conforto do seu lar:


1. Comprometa-se com uma ação diária para reduzir sua pegada de carbono, economizar energia e comer menos carne. Para ter uma ideia do carbono que você emite e a pegada que deixará no planeta, faça o teste da Iniciativa Verde.


2. Participe da Hora do Planeta! Dependemos da natureza de todas as formas possíveis - para comer, beber e sobreviver, e, acredite ou não, há muitas coisas que você pode fazer para protegê-la sem estar ao ar livre. Nosso parceiro, WWF-Brasil, preparou um guia com sugestões de atividades para a Hora do Planeta 2020. Confira aqui.


3. Jogue um “quebra-cabeças” único com seus familiares enquanto aprende novos fatos sobre a desigualdade de gênero. Após cada rodada, participe de uma discussão reflexiva sobre quais questões de gênero as pessoas enfrentam na sua comunidade e decida como deseja contribuir para mudar essa realidade. Acesse aqui o Kit HeForShe.


4. Teste seu conhecimento sobre separação de resíduos com o jogo Reciclaki do Instituto Akatu, disponível para iOS e também no site Edukatu. Você deverá descartar materiais nos latões de coleta seletiva adequados, fazendo o papel do catador que muitas vezes é o responsável pela triagem dos resíduos da população. No final do jogo, você verá quantos quilos de cada material conseguiu reciclar. Inspire-se e comece a pensar em como implementar essa separação na sua própria casa!


5. Prepare um pacote de doação que fará alguém feliz. Enquanto estiver em casa, por que não dedicar um tempo para se livrar de brinquedos, roupas e livros antigos? Você pode se divertir criando sua própria embalagem personalizada e guardando-a até que seja possível doá-la a instituições de caridade.


6. Faça escolhas alimentares mais sábias para um planeta mais saudável e você mais saudável. Estar em casa não significa que podemos ignorar nossa saúde. Esta é a oportunidade perfeita para realmente pensarmos sobre quais alimentos mais estamos consumindo e seus impactos no planeta e no corpo. Comprometa-se com um novo hábito como o Segunda Sem Carne ou assista a um documentário interessante sobre como nosso sistema alimentar está afetando nosso futuro. Lembre-se, uma mudança de hábito pode percorrer um longo caminho!


7. Quem disse que ser saudável não pode ser divertido? Sabemos que é decepcionante cancelar seus planos e ficar em casa. Cuidar de sua saúde física também pode incluir cuidar de sua saúde mental. Exercícios físicos, alongamentos, relaxamentos e meditações são boas ideias para envolver a família inteira, de pais a irmãos mais novos. Lembre-se de procurar orientação especializada e respeitar os limites do seu corpo.


8. Use sua mídia social para o bem social! Como hoje em dia todos prestamos atenção extra às nossas mídias sociais, use seus canais para aumentar a conscientização sobre uma causa em que acredita. Escolha um ODS pelo qual você é apaixonado, informe seus seguidores conte sobre como eles podem ajudar.


9. Seja uma fonte de apoio e ligue para seus amigos e entes queridos, especialmente os isolados. Ouvir palavras de apoio eleva o espírito das pessoas. Embora estejamos na era das mensagens de texto, uma ligação pode fazer uma grande diferença. Confira algumas ferramentas para fazer videoconferências!


10. Junte-se a nós para o nosso Jamboree na Internet (JOTI) - Edição Especial, de 3 a 5 de abril, para muitas atividades divertidas e educativas nas quais todos os jovens podem participar enquanto se conectam com outras pessoas ao redor do mundo. Aja agora, mantenha-se seguro, aprimore sua conscientização e divirta-se em casa!


Texto: Natália Freitas

Foto: Guilherme Caselani

Tradução: Ana Thereza Kastrup

Inspirado em 10 Ways you can make a Global Impact form Home - WOSM

0 visualização

Quer tornar-se um Escoteiro Online e ter acesso a conteúdos gratuitos?

Preencha os seus dados e entraremos em contato!

  • Flickr - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Escoteiros do Brasil

atendimento@escoteiros.org.br

Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde

CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil

Tel.:(41) 3353-4732 . Fax: (41) 3090-7928

Seja Escoteiro