A Educação a Distância na Construção de um Mundo Melhor


Foto: Acervo UEB


Os escoteiros ao redor do mundo, tem a sua missão bem definida: “Construir um Mundo Melhor”, para esta missão são mobilizadas milhares de horas de trabalho voluntário na aplicação do Método Escoteiro e suporte a todas as estruturas que mantém as organizações escoteiras nacionais ativas e relevantes em suas comunidades. Nos Brasil, cerca de 27 mil voluntários são responsáveis por esta tarefa, levar a experiência do escotismo a jovens de todo o território nacional de forma atualizada e contextualizada.


A gestão deste voluntariado tem um papel muito importante em toda esta trajetória, continuamente são aperfeiçoados os processos referentes a participação dos adultos na organização, e especialmente o treinamento destas pessoas para a boa prática escoteira, sempre chama atenção para a necessidade de utilizar-se de modernas metodologias para que a cada momento seja mais acessível e econômica. Se pensarmos em nosso passado recente o século XXI, traz consigo o aumento constante do volume de informações a que temos contato minuto a minuto, assim, a utilização de canais adequados para um aprendizado eficaz, é muito importante para que no meio de tantas possibilidades possamos encontrar os canais efetivos de atualização. Há também uma grande constatação, temos muito mais acesso a informação, muito mais possibilidade de nos locomover, mas a cada dia o tempo é um recurso limitado e precioso para nossas atividades. 


A Educação a Distância (EAD) surge então como uma potente possibilidade de facilitar, democratizar e ampliar o alcance a iniciativas de capacitação e treinamento organizacional, e especialmente para os Escoteiros do Brasil, como ferramenta importante para que o voluntário possa dedicar-se com mais atenção à Unidade Escoteira Local da qual está vinculado.


A experiência vem apresentando grandes avanços e conquistas das quais é importante lembrar em toda esta trilha. Em 2012 o Nível Nacional realizou uma primeira experiência com um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), proporcionando uma turma experimental para um curso de dirigentes de grupo escoteiro. Contou com a participação de formadores especialistas na área para a tutoria da iniciativa e a participação de mais de quatrocentos participantes. A iniciativa mostrou-se interessante, apontou caminhos possíveis e que tomaram mais fôlego com o lançamento da Política Nacional de Proteção Infanto-juvenil, programa implementado em 2013 e que tem estabelece como pré-requisito à participação de adultos como voluntários a realização de um curso à distância referente ao assunto. Sem dúvida, estas duas ações contribuíram para a construção de uma cultura organizacional de que é possível aprender com qualidade em ações apoiadas pela tecnologia. As possibilidades se ampliaram com esta percepção, pois em seguida foram ofertadas novas iniciativas, a partir do AVA instalado em nosso próprio site, com os cursos de dirigente de grupo escoteiro, diretor de métodos educativos, abertura de Unidade Escoteira Local e assessor pessoal de formação. Todas ações interessantes nas quais percebeu a cada uma delas o aumento do interesse dos voluntários em ações desta natureza, o que inspirou as regiões escoteiras a realizarem ações ainda mais inovadoras, das quais vale ressaltar, já em 2014 a realização de um curso avançado pela Região Escoteira de São Paulo com algumas unidades sendo realizadas utilizando como suporte as redes sociais para a aceleração do aprendizado nas atividades presenciais previstas no curso. E não ficou apenas por aí, paralela a esta ação diversas regiões escoteiras iniciaram a implementação de seus Campos Escola Virtuais, com destaque à Região da Paraíba que utilizando a ferramenta moodle, iniciou a oferta de Unidades Didáticas do Curso Preliminar e do então Curso Básico também em modalidade EaD, e os resultados foram muito animadores! Assim, a tendência foi percebida por diretorias de diversas regiões escoteiras, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo foram outras regiões que rapidamente entenderam a necessidade de incrementar seus trabalhos referentes ao treinamento de adultos com esta ferramenta.


Então em 2016 o Nível Nacional, compreendendo a necessidade de ampliar o seu alcance, formata pela primeira vez uma Equipe Nacional de Educação a Distância, e com ela mais um marco, a implementação de um Campo Escola Virtual Nacional, um espaço preparado para oferecer módulos e outras experiências de aprendizagem a todos que compõe a organização, de maneira acessível, rápida e econômica! O sucesso foi imediato, a primeira iniciativa ofertada, foi a realização de módulos de aperfeiçoamento sobre Ciclo de Programa, o interesse foi tão grande, que as vagas se esgotaram nos primeiros minutos do dia de abertura de inscrições. Novas turmas foram realizadas, novos cursos foram implementados, como os relacionados ao desenvolvimento das rotas de aprendizagem, assessor pessoal de formação cyberbullying, Mundo Melhor, Netqueta e outros. As possibilidades são tantas que é necessário pensar em ações de ampliação, constantemente o Nível Nacional promove cursos relacionados à capacitação de tutores para educação a distância,  entre a data de inauguração do CEV e 2019 diversas regiões operaram ações relevantes neste espaço, a Região Escoteira do Paraná pode realizar unidades de seu Curso Avançado – Ramo Pioneiro, São Paulo iniciou a migração de seu ambiente virtual regional para o nacional e a Região Escoteira de Santa Catarina pode oferecer seis unidades de um Curso Preliminar, realizando assim a primeira turma semipresencial deste curso em nosso Campo Escola, o feedback dos cursantes e equipe foi excelente, constatando o melhor aproveitamento no momento presencial, o que potencializou todo aprendizado e experiência!


Já neste ano de 2020 a Diretoria Executiva Nacional, em continuidade ao projeto de expansão da EaD realizou a ampliação de utilização do CEV a todas as regiões escoteiras do Brasil. É isso mesmo! Agora, todas as regiões podem utilizar esta importante ferramenta para promover suas ações de capacitação de voluntários, com todos os conteúdos à disposição, bastando organizar as suas equipes e oferecer as experiências em seus territórios. 


As boas notícias não param por ai, o espírito inovador dos gestores de adultos de nossa organização nos fazem ir muito além daquilo que imaginávamos, então entre os meses de maio e junho deste ano, tivemos promovido pela Região Escoteira do Amazonas um Curso Avançado para dirigentes realizado totalmente em Ead, contando com a participação de formadores de diversos estados do país, como o próprio  Amazonas, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, além disso, pode contar com a presença de membros de equipes nacionais, tudo isso garantindo o sucesso desta grande iniciativa! Por fim, o futuro da Educação a Distância em nossa organização nos parece muito promissor, já está em andamento a integração de acesso entre as plataformas Campo Escola Virtual e Meu Paxtu, possibilitando mais uma facilidade e novas possibilidades para nossos associados, a produção de novos conteúdos, como a oferta dos cursos Preliminar, Intermediário e Avançado também à distância, o que irá proporcionar novas alternativas às coordenações regionais de gestão de adultos na oferta de seus cursos e também inovações na linha de formação de dirigentes, atendendo às tendências e necessidades relacionadas aos voluntários que atuam nesta categoria.


Este é um pouco do histórico recente de uma das diversas e importantes ações de aproximação e atenção dos Escoteiros do Brasil com o seu voluntariado, assim, acreditamos que poderemos ofertar experiências significativas aos adultos que de forma tão relevante atuam na educação de milhares de jovens por todo o país, fazendo deste mundo, um mundo melhor.

0 visualização

Quer tornar-se um Escoteiro Online e ter acesso a conteúdos gratuitos?

Preencha os seus dados e entraremos em contato!

  • Flickr - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Escoteiros do Brasil

atendimento@escoteiros.org.br

Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde

CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil

Tel.:(41) 3353-4732 . Fax: (41) 3090-7928

Seja Escoteiro