Bem-vindos ao Joti Especial

Atualizado: Abr 3

Essa Edição Especial do Joti vai permitir que os escoteiros se conectem com o próximo, façam novas amizades, aprendam novas habilidades, e cuidem de si mesmo e dos outros para ajudar a superar esse desafio. E tudo isso mantendo o isolamento social e ficando em casa!


Os objetivos dessa Edição do Joti são:

  1. Utilizar os princípios escoteiros, do dever para consigo e para com os outros, como um modelo para cuidarem de todos e demostrarem resiliência, adaptabilidade e união durante este período difícil.

  2. Oferecer infraestrutura on-line para que os jovens se conectem, se apoiem e motivem atividades virtuais de cidadania.

  3. Proporcionar aos jovens e aos pais/responsáveis ideias e recursos para fazer atividades educativas em casa, incluindo atividades escoteiras.

  4. Fornecer orientações confiáveis aos jovens de como apoiar, de maneira segura, as pessoas necessitadas.

  5. Compartilhar histórias de boas práticas para atividades para os jovens durante o período de auto isolamento.


A Edição Especial do Joti acontecerá nos dias 4 e 5 de abril, e essa versão será um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil. As atividades sugeridas estão divididas em 4 módulos principais, com dicas de como expressar aquele tema. Confira os módulos e atividades sugeridas através do boletim traduzido em bit.ly/jotiespecial2020


Confira as principais diferenças desse Joti e algumas das dúvidas sobre a atividade do próximo final de semana:


Tarefas

Ao invés de lançarmos uma tarefa por hora, já disponibilizamos as atividades recomendadas no nosso boletim, para que vocês consigam se organizar para cumpri-las no fim de semana. Importante: Não é necessário que todos façam todas as atividades recomendadas, são apenas sugestões, e cada um pode apresentar e cumpri ela da forma que achar melhor.


Vai ter atividade específica para os lobinhos?

Não, os módulos e atividades sugeridas são para todas as idades e ramos. Como já dito, cada um pode cumprir as atividades da forma que preferir e os escotistas do ramo lobinho pode adaptar as sugestões de acordo com a realidade de seus jovens


Precisa fazer inscrição?

Através do PAXTU Adm, o Escotista responsável (por cada seção ou pelo Grupo todo) deve cadastrar a atividade como “Atividade fora da sede”. O caminho é: Agenda – Atividades fora da sede – Botão “Nova atividade” – preencha as informações solicitadas e em “Tipo:” escolha a opção “JOTI – Edição Especial”. Após isso selecione os jovens e adultos que irão participar (ou que participaram, caso você esteja cadastrando após o Joti ter acontecido). Essa inscrição pode ser realizada antes ou depois do JOTI sem nenhum problema.


Atenção: Não é necessária a criação de equipe em nenhuma plataforma!


Haverá distintivos?

Sim, os detalhes para adquirir serão divulgados em breve!


Adulto pode participar também?

Claro! É importante que os escotistas participem de sua casa, cumprindo as tarefas e publicando nas redes sociais com a #JotiEmCasa, mas é essencial que vocês adultos incentivem seus jovens a se conectar e a participarem também! Considere o Joti uma programação recomendada para que você possa aplicar como uma atividade online! Lembrando: para o adulto participar, é necessário fazer o novo curso de proteção infanto-juvenil, saiba mais em bit.ly/cursocyberbullying.


Não haverá correção

Dessa vez não teremos pontuação. Cada escoteiro ou escoteira, de qualquer ramo, pode participar de sua casa, fazendo as atividades sugeridas, e publicando em sua própria rede social utilizando a #JotiEmCasa.


Sem plataforma

Assim como dito acima, como não haverá correção, não há a necessidade de enviar o link da postagem em nenhum site ou plataforma, só precisa publicar em sua própria rede social utilizando a #JotiEmCasa


Sem equipe reunida

O momento que estamos passando exige alguns sacrifícios. Entre eles está o fato de não podermos nos reunir todos juntos para cumprir as atividades. Mas isso significa que não podemos realizar as tarefas e atividades em Patrulha/Tropa/Grupo escoteiro? Não! Graças a tecnologia podemos nos reunir digitalmente, e por isso sugerimos que usem os métodos recomendados em bit.ly/appstransmissao e combinem entre si como vão realizar as atividades sugeridas!


Para participar da Edição Especial do Joti, siga o passo-a-passo abaixo:

Acompanhe essa leitura pelo boletim para entender melhor bit.ly/jotiespecial2020


• Escolha um módulo, exemplo: módulo 1 - Oasis de saúde e de bem-estar.

• Dentro desse módulo, existem várias formas de participar que você pode escolher uma, ou cumprir todas: Café Diálogo, Paredes Comunitárias e Espaço de Fé e Religiões.

• Dentro dessas formas de participar, existem as atividades sugeridas. Exemplo: para as paredes comunitárias, tem a seguinte sugestão: “Deixe uma nota de agradecimento para os profissionais da saúde, trabalhadores de emergências e outros que estão indo além para manter as pessoas saudáveis e seguras”

• Você pode gravar sozinho um vídeo, ou pedir para sua patrulha/tropa/grupo gravar juntos via ligação online, ou ainda cada um gravar um pedaço e juntar todas as partes em um único vídeo.

• Você e todos que participaram postam em suas redes sociais (Facebook, Instagram Twitter, TikTok, Youtube ou a que você preferir) e usam a hastag #JotiEmCasa.


Joti Chat

Para incentivar o contato e as novas amizades entre todos os Escoteiros do Brasil, de diferentes cidades e regiões, a Equipe Nacional do Joti criou uma grande Grupo de Conversa para que vocês conversem sobre os assuntos que mais gostam, troquem ideias sobre séries, músicas, jogos, especialidades, e claro, se unam (virtualmente) para cumprir as atividades da Edição Especial do Joti. Acesse esse Chat através do link: bit.ly/JOTI-CHAT neste canal você também pode tirar suas dúvidas diretamente com a organização do Joti.


0 visualização

Quer tornar-se um Escoteiro Online e ter acesso a conteúdos gratuitos?

Preencha os seus dados e entraremos em contato!

  • Flickr - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Escoteiros do Brasil

atendimento@escoteiros.org.br

Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde

CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil

Tel.:(41) 3353-4732 . Fax: (41) 3090-7928

Seja Escoteiro