Cerimônias Escoteiras em tempos de Distanciamento Social

As cerimônias escoteiras constituem um espaço de celebração, compromisso e reconhecimento. Celebramos unidos em um ambiente fraterno, de modo simples, sincero e significativo, por meio de gestos e símbolos, a oportunidade de vivenciarmos o Escotismo. Junto com nossos amigos, celebramos nossas conquistas coletivas e esforços pessoais, nos comprometemos a ser a cada dia nossa melhor versão e reconhecemos nas cerimônias nossa trajetória e a de nossos pares, conferindo símbolos que marcam nossa vida escoteira e nossas conquistas. Neste sentido, as cerimônias escoteiras nos impulsionam a vivenciar com vigor os valores mais caros e preciosos do Movimento Escoteiro, em um ambiente de fraternidade, confiança e amizade.

As cerimônias fazem parte do Movimento Escoteiro, possuem uma orientação geral, contudo consideram as características específicas de cada Unidade Escoteira Local (UEL) e adaptam-se ao contexto no qual o Escotismo se insere e o momento histórico que seus membros vivenciam.


Atualmente nos encontramos impossibilitados de nos reunir presencialmente, mas isso não deve ser obstáculo para vivenciarmos de maneira plena tudo que o escotismo tem a oferecer. Momentos como este nos demandam respostas e reforçam as relações de afeto entre as pessoas. Portanto, não tenham receio!


Sim, vocês escotistas e dirigentes podem realizar as cerimônias de Integração, Promessa e entrega de distintivos de maneira online, mediadas pelas diferentes plataformas que mais se adequem ao seu contexto e contando com o auxílio especial e imprescindível da família dos nossos jovens. Lembrem-se que o centro dessas cerimônias é o nosso jovem. Logo, podemos e devemos flexibilizar os meios (ambiente) neste momento que nos é atípico conservando aquilo que nos é próprio.



Seguem algumas dicas para tornar esse momento ainda mais especial:

  • As cerimônias estão descritas no Manual de Cerimônias (disponível para download no Paxtu). Procure adaptá-las ao ambiente virtual, mas sem deixar de tornar o momento especial. As palavras certas, sorrisos e elogios produzem excelentes resultados, mesmo à distância.

  • Não esqueça de envolver a família nesse momento. Aquele abraço apertado dos familiares torna tudo mais especial.

  • Os distintivos e certificados podem ser entregues em momento posterior, mas suas imagens podem ser apresentados durante a transmissão.

  • Não deixem de utilizar o vestuário/uniforme nesse momento especial.

  • É importante que os demais jovens da seção participem da transmissão, da mesma forma como seria se a cerimônia fosse presencialmente.

  • Não esqueçam de registrar a conquista no Paxtu/mAPPa.

  • Ah, e não esqueça de tirar aquele print e compartilhar a conquista nas redes sociais. Desejamos a todos excelentes atividades! Texto: Evandro Schaefer e Vitor Augusto Gay

0 visualização

Quer tornar-se um Escoteiro Online e ter acesso a conteúdos gratuitos?

Preencha os seus dados e entraremos em contato!

  • Flickr - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Escoteiros do Brasil

atendimento@escoteiros.org.br

Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde

CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil

Tel.:(41) 3353-4732 . Fax: (41) 3090-7928

Seja Escoteiro