Conheça a iniciativa Mundo Melhor dos Escoteiros do Brasil



No ano de 2015 a humanidade se reuniu com um apelo à realização de ações para um mundo melhor até 2030, assim foram acordados 17 Objetivos para um Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em linhas gerais, estes objetivos visam, acabar com a pobreza, melhorar a saúde e a educação dos povos, reduzir desigualdades e combater as mudanças climáticas.


Ao redor do mundo, organizações escoteiras somam milhões de horas de serviços prestados às suas comunidades colaborando a cada dia para que estes objetivos sejam atingido. Buscando reconhecer cada uma destas iniciativa a Organização Mundial do Movimento Escoteiro criou o Mundo Melhor.


Esta é uma área de referência para orientar e inspirar escoteiros ao redor do mundo em como influenciar positivamente suas comunidades. Na prática o do Mundo Melhor é um conjunto de programas, campanhas, apelos à ação e eventos coordenados, projetados para desenvolver as competências dos jovens para se tornarem cidadãos ativos globais, atuando em torno de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável.


Estas atividades são relevantes pois, colocam os jovens do Movimento Escoteiro como protagonistas em seus locais de convívio, desenvolvem competências chave para contribuir para a convivência no mundo atual e incentiva cooperação com outros jovens e outras instituições.



Os Escoteiros do Brasil contam com uma coordenação específica Mundo Melhor, responsável por projetos e ações divididos em 6 áreas específicas, são elas:


Mensageiros da Paz Programa que envolve escoteiros na construção de uma cultura global de paz e justiça através de milhões de ações de serviço individual e comunitário. Desenvolvido em parceria com a Alwaleed Philanthropies.


Escoteiros do Mundo Um programa de reconhecimento de serviço voluntário, prioritariamente dirigido aos Ramos Maiores, em um projeto local para explorar e agir em torno de uma questão social, ambiental ou econômica que afeta sua comunidade.


Diversidade e Inclusão Tem como objetivo o de promover práticas de conscientização e orientação em relação às diversidades presentes em nossa sociedade. Como também o de assegurar e propiciar condições de um Movimento Escoteiro mais inclusivo e acessível, sendo possível a participação de todos, sem nenhuma distinção ou preconceito, nessa fraternidade mundial.



Meio Ambiente Um programa que conecta os jovens à natureza e permite que eles tomem medidas para proteger o meio ambiente, combater as mudanças climáticas e oferecer apoio após desastres naturais.

Desenvolvido em parceria com o World Wildlife Fundation


Espiritualidade A Equipe Nacional de Espiritualidade trabalha para desenvolver o lado espiritual dos jovens no Movimento Escoteiro. Há várias maneiras de se trabalhar isso, desde incentivar a prática religiosa daqueles que a tem até proporcionar aos jovens momentos de reflexão profunda sobre quem são, qual a relação deles com o mundo à sua volta e o que os motiva a continuar trabalhando por um Mundo Melhor.

Programas de diálogo inter-religioso, intercultural e Inter geracional são nossas principais ferramentas para conhecer o próximo e desmistificá-lo - ultimamente, nosso objetivo é criar uma cultura de paz a partir do entendimento do próximo como diferente e utilizando isso como base para criar um respeito mútuo.


Migração e Refúgio Uma vez membro do Movimento Escoteiro, cada jovem e adulto voluntário experimenta ser parte de algo muito maior, uma vez que a Lei e a Promessa Escoteiras ultrapassam as fronteiras de cada país ao mesmo tempo em que estabelecem laços mundiais de amizade, apoio, valores e respeito. É possível, dessa forma, humanizar a integração das pessoas em situação de deslocamento forçado através do engajamento ao Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil. A Equipe Nacional de Migração e Refúgio (ENMIGRE) atende demandas dos Grupos Escoteiros em relação ao bom desenvolvimento e integração de migrantes e refugiados.


Cada uma destas áreas coordena frentes de atuação diferentes promovendo a efetivação dos ODS em todo o território nacional.


Se você ficou interessado e quiser saber mais sobre o Mundo Melhor e suas ações aqui no Brasil, entre em contato com a coordenador nacional William Bonalume no e-mail: william.bonalume@escoteiros.org.br. Se quiser conhecer um pouco mais sobre as ações desenvolvidas ao redor do mundo clique aqui.

Texto: William Bonalume e Marcos Ramacciato

Fotos: Gabriel Rodrigues

0 visualização

Quer tornar-se um Escoteiro Online e ter acesso a conteúdos gratuitos?

Preencha os seus dados e entraremos em contato!

  • Flickr - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Escoteiros do Brasil

atendimento@escoteiros.org.br

Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde

CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil

Tel.:(41) 3353-4732 . Fax: (41) 3090-7928

Seja Escoteiro