Encargos de Patrulha Online no Movimento Escoteiro

Atualizado: Abr 13

Na sede, no campo e... NA INTERNET! Estamos na era dos blogueiros e influenciadores Digitais! Que tal dividir os encargos de patrulha e ter responsabilidades diferentes nessa nova realidade em que estamos ausente das atividades presenciais? Se vocês não sabem nem por onde começar, seus problemas acabaram!



Confira o documento Encargos de Patrulha Online para download. O documento está na categoria Outras Atividades e pode ser utilizado pelos ramos escoteiro e sênior.

Criador de conteúdo

Sabe aquela hashtag que está em alta? Aquele assunto que está nos tópicos mais comentados? Os criadores de conteúdo sabem! Eles têm rapidez e agilidade para pesquisar o que é necessário para as atividades e gincanas online. São pessoas criativas que pensam em temas para serem postados e produzidos através de textos, vídeos ou imagens, buscando o assunto do momento na internet. Por isso escolham alguém super antenado e criativo.


Designer

A mente criativa e que domina programas de edição de imagens! Além disso, é a pessoa que tem uma boa noção de cores e outros elementos gráficos para fazer montagens e layouts. O designer usa a imagem para complementar uma mensagem e torna-la mais eficiente. Habilidades com desenho e criatividade também são bem-vindas!


Videomaker

Outra forma de transmitir uma ideia é por meio de vídeos, recurso muito em alta nas redes sociais. Sua patrulha vai precisar de um videomaker! Essa pessoa precisa ser fera nos apps de edição de vídeos, mas também precisa ter um bom entendimento de como construir um roteiro interessante (com início, meio e fim) e gravar quando for necessário. Ela também poderá fazer montagens com vídeos, imagens, animações e gifs já existentes: o que vale é soltar a imaginação e se divertir!


Redator

É o responsável por criar os textos que acompanharão as publicações nas redes sociais, na descrição dos vídeos no YouTube, ou até mesmo em um blog/vlog que a patrulha pode escolher criar. Essa pessoa também tem a função de ajudar o designer e o videomaker a escolher os textos que vão nas artes e vídeos, além de conversar com o criador de conteúdo para os escrever roteiros, determinando as melhores frases e corrigindo possíveis erros. Não é porque estamos na internet que a língua portuguesa não deve ser respeitada, ok?


Apresentador

Sabe aquele cara com vocação para blogueirinho ou blogueirinha? Que tem carisma, divertido, espontâneo, fala bem e consegue superar a vergonha na frente das câmeras, e que na verdade adora uma câmera?!... ele deve ser o apresentador da patrulha! Essa função pode ser revezada entre mais de um integrante. Além disso, em situações que for necessária apenas locução, o apresentador será o narrador de conteúdos em vídeo e/ou podcast.


Lembramos que para fazer download do guia é necessário o login no site.

Para fazer download do material clique aqui.


Playlister

Sabe aquela pessoa que sempre escolhe as melhores músicas para todos os momentos, sejam nas atividades no grupo, nos acampamentos, nas trilhas e jornadas que fazemos, ou até nas festinhas? Então esse é o playlister! É quem pesquisa músicas em busca da trilha sonora perfeita para os vídeos e outras produções envolvendo sons! Efeitos sonoros também podem deixar os conteúdos mais divertidos. Além disso, é a pessoa responsável por criar listas de músicas para manter a patrulha sempre animada em qualquer momento!


Produtor de Memes e Stickers

Memes são um clássico da internet! Escolham pessoas que tenham criatividade, muito senso de humor, engraçados e que gostem de memes. Elas não perderão nenhuma oportunidade de levar bom humor para os conteúdos da patrulha. Os memes produzidos podem ser algo interno da patrulha para manter o ambiente alegre e engraçado ou podem ser publicados e de entendimento de todo o público!


Almoxarife Digital

Agora estamos falando do cara que é organizado e não perde nem uma senha ou documento. O almoxarife digital é quem organiza os arquivos da patrulha na nuvem para não perder nada, deixando tudo claro e de fácil utilização de todos! Essa pessoa também pode ser responsável por buscar as melhores formas de salvar os documentos na “nuvem” para que qualquer membro da patrulha consiga acessá-los. Por fim, administra as contas em redes sociais e sites de edição, a fim de que nenhuma senha da patrulha se perca.


Social Media

Quem faz as postagens em todas as redes sociais da patrulha, escolhe os horários e as hashtags que serão usadas para atingir o maior número de pessoas. É o integrante que reúne a produção final de cada um e publica o resultado do trabalho em equipe. Essa pessoa precisa conversar com as demais com frequência para elaborar um cronograma eficiente de conteúdo das postagens. É também quem interage com o público por meio do perfil da patrulha, respondendo comentários, DM’s e mensagens.


Monitor e Submonitor

Continuam como "gerentes da parada toda". Claro que, assim como os encargos de sede e fora dela, vocês podem acumular as funções se necessário


Lembramos que para fazer download do guia é necessário o login no site.

Para fazer download do material clique aqui.


Mas alguns cuidados são muito importantes!

Não esqueçam de usar imagens, músicas e conteúdo público e que não esteja ferindo o direito autoral de ninguém para que as produções não sejam retiradas do ar. Respeitem as regras de uso de imagem e dos programas! Existem várias ferramentas gratuitas disponíveis. Antes de mais nada, somos escoteiros e levamos em consideração as regras e direitos de todos. Caso sua patrulha necessite de algum outro encargo ou função, não deixe de criar e contar para nós pelos canais do Facebook ou Instagram.


Colaboraram na elaboração desse material: Adriana Teixeira, Arthur de Azevedo Silva, Elisa Garcia Goe, Fernando Luis Marcondes Donatti, Gabriela Banzatto dos Santos, Laís Fernandes Nunes, Leonardo de Almeida Morgado, Leonardo Giovanetti, Natália Cristina Marinho de Freitas e Ornella Di Lullo


Fotos: Fernando Ariotti e Alexandre Henrique

0 visualização

Quer tornar-se um Escoteiro Online e ter acesso a conteúdos gratuitos?

Preencha os seus dados e entraremos em contato!

  • Flickr - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Escoteiros do Brasil

atendimento@escoteiros.org.br

Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde

CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil

Tel.:(41) 3353-4732 . Fax: (41) 3090-7928

Seja Escoteiro