Família de escoteiros planeja volta ao mundo em 22 países

Atualizado: Jun 24

Já pensou em dar uma volta ao mundo junto com a sua família e com o apoio de escoteiros por onde passar? Esse é o projeto dos voluntários André e Paula, e dos lobinhos Eduardo e Gustavo, do Grupo Escoteiro José de Anchieta (11-DF) que lançaram o "Família de Escoteiros pelo Mundo".


O pai, André, começou no escotismo ainda como lobinho, aos setes anos, em 1987. A mãe, Paula, entrou em 1995 como escoteira, aos 12 anos. Eduardo e Gustavo entraram no movimento aos 7 e 6 anos e meio, respectivamente, em 2017 e 2018. O mochilão ao redor do mundo tem como objetivo a exploração de novos territórios, conhecendo diversas culturas e locais históricos da humanidade.


Antes do período do distanciamento social, ainda sem sair do Brasil, a família já explorou algumas cidades brasileiras durante as férias, feriados e finais de semana. Porém, a ideia é que os pais consigam captar recursos, apoiadores e patrocinadores para que possam tirar uma licença do trabalho de até dois anos para colocar o projeto de conhecer o mundo em prática. 


Segundo Paula, a viagem também tem como propósito conhecer a prática do escotismo em outros países, a realização de trabalho voluntário e a possibilidade de influenciar positivamente as pessoas a terem uma vida mais significativa, valorizando as experiências e vivências de cada um. "Queremos oferecer aos nossos filhos uma prática educativa alternativa, baseada em suas aptidões, interesses e aprendizagem na prática. Desenvolvendo e praticando um estilo de vida mais consciente, minimalista e sustentável", explica a mãe.



Paula e André estimam um orçamento de R$ 60 mil para viajarem durante um ano com os meninos. Para financiar a viagem a família tem algumas fontes de renda como o serviço de massoterapia, canal do youtube, vendas online de camisetas, canecas, adesivos, itens para camping e venda de e-books. 


Durante esse período a família pretende buscar hospedagem na casa de amigos, escoteiros, campings, hostels, mas também por meio de outras alternativas como o couchsurfing (iniciativa online de compartilhamento de hospedagem) , work and travel (locais que trocam trabalho por hospedagem), além de campo escolas escoteiros, nacionais e internacionais. 


A família está se programando para iniciar a viagem em fevereiro de 2021, com prazo inicial de encerrar em fevereiro de 2022. O roteiro sai de Brasília, no Distrito Federal, e começa por Ushuaia, na Argentina. Da cidade mais austral do mundo, a família pretende começar a subir a América passando pelo Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, México e Estados Unidos. O roteiro segue pelos demais continentes pela Espanha, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Egito, Coréia do Sul, China, Hong Kong, Índia, Tailândia, Japão, Austrália, África do Sul e encerra no Quênia.


Para compartilhar as experiências e divulgar os apoiadores a família criou um canal no youtube e um perfil no instagram. Para acompanhar é só seguir no instagram.com/familiadeescoteirospelomundo e no youtube.com/familiadeescoteirospelomundo


Texto: Gabriel Rodrigues

Fotos: Divulgação Instagram Família de Escoteiros pelo Mundo

0 visualização

Quer tornar-se um Escoteiro Online e ter acesso a conteúdos gratuitos?

Preencha os seus dados e entraremos em contato!

  • Flickr - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Escoteiros do Brasil

atendimento@escoteiros.org.br

Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde

CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil

Tel.:(41) 3353-4732 . Fax: (41) 3090-7928

Seja Escoteiro