Organização Mundial do Movimento Escoteiro lança plataforma virtual de aprendizado para voluntários

Atualizado: Jul 2

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), lançou neste sábado, 20 de junho, a World Scout Academy (Academia Mundial Escoteira, em tradução livre). Essa é uma nova plataforma virtual de aprendizado para lideranças e voluntários escoteiros em mais de 224 países e territórios ao redor do mundo.



A plataforma busca proporcionar aos participantes conhecimentos e habilidades relevantes para liderar com sucesso as organizações escoteiras, além de facilitar o trabalho desenvolvido pelos voluntários em suas comunidades nesta nova realidade após a pandemia da Covid-19.


Serão realizados seminários online, em datas previamente divulgadas, integrando voluntários de todos os países que integram a Organização Mundial. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no site da Scout Academy. Na primeira semana as videoconferências são destinadas às lideranças que ocupam funções de coordenação e direção das organizações nacionais. 


A partir do dia 29 de junho até o dia 9 de agosto, os seminários serão abertos a todos os voluntários e irão tratar de três temas:

  • Criando um mundo melhor online e offline

  • Sentir-se bem em um mundo escoteiro com novas realidades

  • Desempenhando um papel ativo em comunidades modificadas

Durante a semana, serão disponibilizados vídeos e conteúdos para o aprendizado contínuo dos voluntários e, aos finais de semana, transmissões ao vivo que irão oportunizar a integração com voluntários de outros países. Todos as transmissões ao vivo serão gravadas para que possam ser visualizadas após a exibição.


Para se registrar os interessados devem acessar ao site learning.scout.org e selecionar sign up. O login de cadastro é o mesmo utilizado na plataforma da scout.org, utilizada também para o JOTI e para o cadastro de projetos na plataforma dos Mensageiros da Paz. Após realizado o cadastro na plataforma da Scout Academy serão enviadas notificações por e-mail sempre que o tópico do seu interesse for atualizado com novos conteúdos. 


A Equipe de Relações Internacionais dos Escoteiros do Brasil, junto com voluntários da França e do Egito, também está engajada na produção de conteúdos que serão disponibilizados na plataforma de ensino, dentro do tópico "Criando um mundo melhor online e offline". Este tópico, com conteúdo também em português, será disponibilizado a partir do dia 29 de junho.


Todo o conteúdo, e as interações nas transmissões ao vivo, são em inglês. Porém, alguns dos materiais também serão oferecidos nos demais idiomas oficiais da Organização Mundial: espanhol, francês, árabe, russo. 


Para Lídia Ikuta, Comissária Internacional dos Escoteiros do Brasil, a WSA é uma ótima oportunidade para aprender e se conectar com outros voluntários ao redor do mundo durante esse momentos excepcional pelo qual todos estamos passando: "Poder aprender e trocar experiências com escotistas do mundo inteiro certamente aprimora nossas práticas e nos fazer ter dimensão da magnitude que é o movimento escoteiro mundial. A WSA é uma forma de continuarmos nossa evolução enquanto adultos, mesmo sem sair de casa", aponta.


Eventuais dúvidas sobre a participação na Scout Academy podem ser encaminhadas diretamente no e-mail academy@scout.org


Texto: Gabriel Rodrigues e Marcelo de Gregori

Foto: Gabriel Rodrigues



0 visualização

Quer tornar-se um Escoteiro Online e ter acesso a conteúdos gratuitos?

Preencha os seus dados e entraremos em contato!

  • Flickr - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Escoteiros do Brasil

atendimento@escoteiros.org.br

Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde

CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil

Tel.:(41) 3353-4732 . Fax: (41) 3090-7928

Seja Escoteiro