Saiba mais sobre a Política Mundial de Envolvimento Juvenil



A Política Mundial de Envolvimento Juvenil (World Scout Youth Involvement Policy) é um documento essencial para compreendermos por que o Envolvimento Juvenil é uma das bases na aplicação do Método Escoteiro. Desde 1969, a participação dos jovens nos processos de tomada de decisão vem sido abordada nas resoluções de diversas Conferências Mundiais. Durante a 36ª Conferência Mundial do Movimento Escoteiro, em 2002, o Envolvimento Juvenil se tornou a principal prioridade estratégica da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), e a partir desse momento diversas resoluções referentes ao Envolvimento Juvenil passaram a surgir, visando desenvolver uma estratégia mais concreta e efetiva.


Em 2014, durante a 40ª Conferência Mundial do Movimento Escoteiro, a Política Mundial de Envolvimento Juvenil foi renovada, visando fortalecer e garantir o envolvimento dos jovens em todos os níveis do Movimento Escoteiro. Ao mesmo tempo que a Política oferece diversas orientações para a OMME em relação ao tema, ela também é uma grande referência às Organizações Escoteiras Nacionais, pois facilita e direciona o processo de desenvolvimento das políticas nacionais de envolvimento juvenil.


A Política Mundial de Envolvimento Juvenil constrói uma análise sobre a importância e necessidade de envolvermos os jovens dentro do Movimento Escoteiro, a nível local e institucional, e dentro da nossa própria sociedade.


No momento em que envolvemos os jovens nos processos de tomada de decisão, motivamos os mesmos a serem cidadãos ativos que compreendem suas responsabilidades como indivíduos numa comunidade.

Dentro do Escotismo o envolvimento juvenil é fundamental, pois é um fator diretamente relacionado aos princípios e valores empregados no Método Escoteiro. Ao envolvermos os jovens, colaboramos no desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem saudável, onde jovens e adultos dialogam entre si, aperfeiçoando em conjunto o caráter democrático e organizacional da instituição, e contribuindo para a construção de um mundo melhor em prol do desenvolvimento sustentável.


Dentro da Política também podemos encontrar os principais desafios ao falarmos de Envolvimento Juvenil, bem como algumas diretrizes para o envolvimento dos jovens a nível local, institucional e comunitário. Acima de tudo, é importante lembrarmos que o Escotismo é um movimento de jovens apoiado por adultos, e é justamente essa a perspectiva enfatizada pela Política Mundial de Envolvimento Juvenil, no qual o jovem é o protagonista.


Ficou interessado? Quer saber mais? A Política Mundial de Envolvimento Juvenil será trabalhada na Semana Nacional de Envolvimento Juvenil. Clique aqui e confira o Boletim 1 com todas as informações de programação e inscrição. Eventuais dúvidas sobre a participação na Semana Nacional de Envolvimento Juvenil podem ser encaminhadas diretamente no e-mail eventos@escoteiros.org.br


Texto: Amanda Broholka Martins

Foto: Alexandre Araujo

0 visualização

Quer tornar-se um Escoteiro Online e ter acesso a conteúdos gratuitos?

Preencha os seus dados e entraremos em contato!

  • Flickr - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Escoteiros do Brasil

atendimento@escoteiros.org.br

Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde

CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil

Tel.:(41) 3353-4732 . Fax: (41) 3090-7928

Seja Escoteiro